A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sábado, 23 de junho de 2012
Postado por Aqipossa Informativo

21 de Junho - Os nomes do jogo - Atacantes

Ficha Técnica:
Botafogo 1 x 0 Flabosta
Data: 21/06/1989 - Local: Maracanã (Rio de Janeiro) - Árbitro: Válter Senra
Publico: 56.412 - Gol: Maurício aos 12 minutos do 2º tempo

Botafogo: Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gotardo, Mauro Galvão e Marquinhos, Carlos Alberto, Luisinho, Victor e Paulinho Criciúma, Maurício e Gustavo (Mazolinha).
Técnico: Valdir Espinosa.

Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo; Aílton, Renato Carioca e Zico (Marquinhos), Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho.
Técnico: Telê.

Mas é claro que o AQIPOSSA vai falar dos nomes alvinegros. Não importa pra ninguém saber nada além de que o time da Globo conquistou seu quarto TRI VICE, o segundo na década de 80. Sendo assim, vamos aos grandes responsáveis pela grande festa que duraria mais 21 anos de comemoração...

Maurício de Oliveira Anastácio

Maurício nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1962. Começou a carreira no América Futebol Clube, despontando para o cenário do futebol como um ponta-direita impetuoso e decisivo.  Jogou no Botafogo em 1986 e 1987, transferindo-se ao Internacional de Porto Alegre, onde conquistou o vice-campeonato brasileiro de 1987.  Voltou ao Botafogo para conseguir sua maior glória. Ser Campeão Carioca em 1989, marcando o gol decisivo contra o Flabosta, tirando o Botafogo da fila desde 1968 em Estaduais. Jogou ainda pelo Celta de Vigo/Espanha, Grêmio, Internacional, onde conquistou a Copa do Brasil de 1992 e o bicampeonato gaúcho 1992/1993 e Portuguesa de Desportos. Teve passagem pela Seleção Brasileira em pré-olímpicos e um jogo pela seleção principal em 1991.

Maurício sempre comenta que jogou a grande final de 1989 com sérios problemas de saúde.  Febril no intervalo, ouviu no vestiário de Nilton Santos: “Vai lá e faz o gol do título, pois você está com a camisa da sorte.  Era a 7 de Garrincha, de Jairzinho, de Rogério e de Zequinha.

Em 2007, a diretoria do Botafogo prestou-lhe uma homenagem, criando uma camisa comemorativa, lançada no evento Feijão do Fogão 2007. Na apresentação do vídeo com depoimentos de sua mãe, Maurício ficou muito emocionado.

Luís Gustavo de Carvalho Soares

Gustavo nasceu em 3 de Setembro de 1968, era lateral esquerdo e foi atacante. Aos 15 anos inicia no Botafogo e aos 16 já é convocado para a seleção carioca juvenil e aos 17 para a de juniores. Aos 18 se profissionaliza no Botafogo. Aos 21 anos, em 1989, se torna campeão Invicto Carioca pelo Botafogo.

Foi transferido para o Marítimo de Portugal, onde ficou 6 anos. Foi o jogador com maior índice de assistências em 1991 e 1992. Foi também o jogador mais regular no campeonato português em 1993/94. Eleito melhor jogador estrangeiro da posição em 1994/95.

Aos 27 foi para o Benfica e jogou pelo clube por um ano e meio. Retornou ao Brasil indo para o Cruzeiro e foi BI campeão em 1996/97. Em 1998 volta ao Benfica e obtém o passe livre. Em 1999 foi para o Internacional-RS sendo vice campeão daquele ano e chegando à semi final da Copa do Brasil. Após o Internacional jogou pelo Rio Branco de Americana em 2000 na melhor campanha do time até então.

Vágner Aparecido Nunes

Nascido em Santa Bárbara d´Oeste, São Paulo, em 03 de Abril de 1959, Mazolinha foi um polêmico meia/atacante cujo auge se deu no Botafogo, em 1989. Foi dos pés de Mazolinha que saiu o cruzamento para o gol de Maurício, na final do campeonato carioca, quando o time de general Severiano quebrou além do jejum de 21 anos sem um estadual, também quebrou a cara da Flamengaida dando a eles o quarto TRI VICE estadual.

Mazolinha chegou ao Avaí em Janeiro de 1990, prometendo muitos gols e empenho à torcida avaiana. Dizia não ter posição definida, embora preferisse jogar no meio. O atleta tinha proposta do São José (SP), que naquele ano disputaria o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, mas resolveu apostar no Avaí por ser amigo de Gil, então gerente de futebol do Avaí, e por confiar no presidente Ubiratan Custódio.

Quando ainda estava no Botafogo Mazolinha achava que seria cabeleireiro quando pendurasse as chuteiras. Planejava fazer um curso e abrir um salão em sua cidade natal, mas tudo ficou nos planos. Em 1990, mesmo ano em que chegou ao Avaí, abriu uma loja de confecções, mas acabou perdendo tudo: loja, carro, dois terrenos, uma chácara, uma casa em construção e até a mulher.

Resolveu reconstruir a vida em Santa Bárbara d´Oeste ao lado da segunda mulher e do filho. Virou pedreiro, profissão que havia aprendido com seu pai, o "Massa Fina". Quando tudo parecia voltar aos trilhos, conseguiu um emprego numa escolinha de futebol, mas teve um enfarte e teve que colocar três pontes de safena.

De bem com a vida, sonha em montar a sua escolinha de futebol.

Claro que foi muito importante tudo que Valdir Espinosa fez, mas esse especial do AQIPOSSA foi para os jogadores que estiveram em campo.

Além de Valdir, também participaram da campanha de 1989,  os jogadores:

Jéferson Schirmer de Vasconcelos (Jéferson Gaúcho) com 17 jogos, Mílton da Cruz com 9, Renato Martins com 7, Jocimar Duarte de Oliveira com 6, Wanderley Gomes Bernardino com 4, Gabriel da Conceição Vieira, que foi goleiro em 3 jogos, Mário José dos Reis Emiliano (Marinho) com 3 jogos, Pedro Samyr Varela Umpierrez com 3 jogos, Edílson Barbosa com 2 partidas, Paulo dos Santos Fernandes Filho (Mongol), que jogou apenas uma partida, Carlos Magno de Oliveira também com 1 jogo disputado e Luiz Cláudio da Silva, o atacante da estréia contra o América e não jogou mais.

Os artilheiros da campanha do Botafogo foram: Paulinho Criciúma, 10 gols; Maurício, 9; Carlos Alberto Santos, 4; Jéferson Gaúcho, 3; Vítor, 2; Luisinho, 2; Josimar, 1; Wilson Gottardo, 1; Mauro Galvão, 1; Mazolinha, 1; Mílton Cruz, 1; Zé Paulo (contra), 1; Gonçalves (contra), 1.

Fontes:
Wikipedia

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo